Setembro Amarelo – Juntos pela vida

Durante o mês de setembro, somos chamados a refletir sobre a importância da saúde mental e a prevenir o suicídio por meio do movimento Setembro Amarelo. Neste contexto, é essencial destacar a relevância de cuidar da saúde mental dos anestesiologistas.

Ao reconhecerem e validarem seus próprios desafios emocionais, adotarem estratégias de autocuidado, buscarem apoio profissional e se apoiarem mutuamente, esses profissionais contribuem para a prevenção do suicídio e para a construção de uma cultura de cuidado integral na área da saúde.

Priorizar a saúde mental é um passo importante para garantir o bem-estar dos anestesiologistas e, consequentemente, a qualidade do cuidado que oferecem aos pacientes.

Sabemos que a área médica, muitas vezes, leva os profissionais ao limite – exaustão física e emocional – desde a faculdade até a atuação da profissão.

Os cuidados com a saúde mental acabam sendo negligenciados e, quem deveria preservar a vida, se vê emaranhado em uma série de transtornos causados por excesso de trabalho, entre outros problemas.

O cenário reforça a importância de falarmos e agirmos propositivamente acerca do tema, a fim de diminuir os índices de suicídio e promovermos a saúde integral de quem cuida e de quem é cuidado.

Juntos somos mais fortes!
Todos pela vida